O museu de particularidades mínimas III

 

Aparelho de chá 1821

- Fundo branco manchado pelo uso, com pequenas tulipas laranjas de caule verde; algumas xícaras sem asa, pratos lascados, pires perdidos, sobrevivente de muitas mudanças, usado no diário; às vezes permite viagens ao passado, mas não todo dia; quase invisível, de valor ínfimo e inestimável (sua contradição).

Conjunto de fé 1927

- Uma pequena imagem em resina de São Jorge, com os detalhes mal feitos e já meio apagados, cuja intimidade está no diálogo e não na súplica; e um quadro de Nossa Senhora, com fitas coloridas e tecido desbotado, segurando um tercinho de pérolas entre as mãos em oração, onde os delicados elos de metal resistem bravamente à passagem do tempo; guarda súplicas silenciosas e cumplicidades de olhar numa intimidade inexplicável e dura.

Cheiro terroso 1279

- Olor de musgo na terra dura úmida (formando um tapete escorregadio em tons verde sob a copa das árvores e muros sombreados), quando a chuva amena começa, com notas de couro úmido; o inconfundível odor da terra seca ou do asfalto quente quando a chuva cai com determinado ímpeto. Um perfume de quintal, com folhas, e frutas que são do mato antes de sua domesticidade. Acontece subitamente e é um poderoso reminiscente (atenção ao manuseio).

Livros de formação 1305

- Especialmente os dois volumes, um do Drummond e outro do Guimarães Rosa, cujas capas foram refeitas manualmente, com recursos limitados que se mostraram resistentes, e na qual a caligrafia esmerada já não é mais encontrada fora dali. O primeiro guarda como marcador de páginas uma cédula plastificada artesanalmente e não é incomum que tenha suas páginas amareladas abertas espontaneamente por predileção de poemas. No último está o conto capaz de provocar inquietação duradoura e espanto com a força da palavra; e aquele de olhar amoroso para o (des)senso.  Os dois bravos exemplares permanecem espessando suas folhas com a leitura afetuosa e recorrente.

Música 1293

- A catalogação tem se mostrado dificílima dadas as variações e referências absurdas. Pode ser que nunca cheguem à conclusão satisfatória, melhor deixar no acervo reservado, junto aos outros infinitos livros, poemas e prosas dispersos. (Sugestão a ser considerada: não catalogar a arte em geral, talvez alguma especificidade periódica, como uma exposição temática, ou apenas aceitar o estado de desordem estrutural.)

Canecas de café 1503

- Todas com marca de uso, desgaste natural, capacidade acima de 300ml. Cada uma contém manhãs únicas, algumas com chuva, a maioria com sol; tardes insólitas e noites insones. Em umas há o canto de uns passarinhos impregnado, noutras um resíduo discreto de sal, impossível remover qualquer um dos dois. São itens valiosos de fajutice intrínseca e bastante apreciados.

Relógio Waterbury 1878

- Restaurado e nivelado na parede, a portinhola é empenada, mas não compromete o fechamento com a pequena tramela frouxa, nem põe o vidro desenhado com tinta dourada em risco; é um exigente dono do tempo, a corda deve ser dada em dias alternados, sob pena de desregular as batidas das horas e fração, para a corda do pêndulo: mola direita e giro para a esquerda; corda do martelo que soa o gongo: mola esquerda e giro para direita (“é como fechar uma porta de duas folhas”). Um observador crítico e justo da vida.

Coleção de canetas tinteiro 1901

- Todas bico de pena, são 42 talvez, com ínfimos reservatórios que fazem do seu uso um desafio de mãos manchadas freneticamente, à exceção de uma, com capacidade de carga pouco maior, esta com uma bela tinta verde dark. Escreveram cartas quando os papéis tinham a qualidade necessária e os correios as entregava com zelo; a exceção ainda tem cartas guardas em seu escopo, mas duvida do endereço dos destinatários (não dos conteúdos das cartas).

 

Observação: é preciso pesquisar sobre as fotografias na caixa vinho com um laço de fita creme, que outrora guardou um pijama fino, embrulhado em papel de seda, e um livro de amor, já doado.

Itens avulsos, de datas variadas, e conjuntos completos, de coisas que não servem para nada, serão catalogados posteriormente, sem previsão de conclusão para exposição.

Comentários

Postar um comentário

(Saber o que o outro pensa, faz diferença...)